Prova de Esforço

Um electrocardiograma com prova de esforço é um exame complementar de diagnóstico não invasivo, que permite avaliar a resposta cardiovascular ao esforço, através de um registo electrocardiográfico contínuo acompanhado de medições periódicas da pressão arterial. O doente caminha ou corre sobre um tapete rolante, num esforço progressivo, com aumento da inclinação e velocidade do tapete. Existem vários protocolos utilizados que determinam a inclinação e a velocidade do tapete, no entanto, o protocolo de Bruce é o mais frequentemente usado. Para efeitos de registo electrocardiográfico, são colocados eléctrodos adesivos no peito (nos homens podem ter de se depilar algumas zonas de pêlos nas áreas de colocação dos eléctrodos) e uma braçadeira no braço esquerdo para a medição da pressão arterial.

bt marcarexame normal

A preparação

Para realizar um electrocardiograma com prova de esforço deve:

- Tomar uma refeição ligeira até duas horas antes da prova;

- Evitar fumar duas horas antes;

- Evitar tomar bebidas estimulantes (ex.: café; chá) e/ou inebriantes (com teor alcoólico);

Deve calçar sapatos confortáveis (ex.: ténis) e usar roupas leves (ex.: calções ou calças largas), que lhe possibilitem liberdade de movimentos.

Como é realizado?

O utente depois de monitorizado para vigilância do ECG, deve caminhar num tapete rolante, inicialmente em velocidade e inclinação reduzida, sendo progressivamente aumentados segundo um protocolo especifico sempre com visualização do ECG e da tensão arterial.

O exame é finalizado quando são atingidos os objectivos pretendidos ou quando aparecem alterações que determinam a sua interrupção.


CTG

Prova de Esforço

Ecografia geral

Audiometria
ENTRE EM CONTACTO

COM A NOSSA EQUIPA

DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE

bt chamada normal

Rua Eng. José Bioucas,R/c A-B

2200-397 Abrantes

FAÇA A SUA PRÉ-MARCAÇÃO:

(*)
Please let us know your name.

(*)
Please let us know your email address.

(*)
Please write a subject for your message.

(*)
Please let us know your message.