imagem tamanhogrande
imagem tamanhopequeno imagem tamanhopequeno imagem tamanhopequeno imagem tamanhopequeno
Citológicos

A citologia é um tipo de exame médico que permite a análise ao microscópio de células recolhidas de um determinado tecido ou órgão do corpo. Esse exame permite avaliar o aspecto das células, o seu crescimento e a sua função. Uma das suas utilizações mais rotineiras é em Ginecologia, para estudar as células do colo do útero. São também comuns as citologias para estudo do líquido pleural, da urina ou da expectoração, entre outras.

bt marcarexame normal

A preparação

É essencial, na realização da citologia, a escolha da data, de modo a que o exame não coincida com a menstruação. Para lá da higiene íntima, é importante, nas 48 horas que antecedem a citologia, que não se utilizem irrigações vaginais nem se apliquem medicamentos (cremes ou óvulos), espumas e geleias contraceptivas ou lubrificantes na vagina. É também importante não manter relações sexuais nas 24 a 48 horas que antecedem a colheita das células. O exame é indolor, mas poderá causar algum desconforto. No caso da citologia aspirativa, com recurso a agulha, pode ocorrer um desconforto maior ou formação de uma equimose, mas as complicações são muito raras.

Como é realizado?

O exame é realizado em posição ginecológica. O médico colhe uma amostra de células da superfície externa do colo do útero e do canal endocervical, com um instrumento especifico (espátula ou escova). De seguida as células colhidas são colocadas num frasco em meio líquido e, de seguida, seguem para o laboratório, onde o patologista faz uma observação ao microscópio e elabora o relatório.


Prova de Esforço

Ecografia geral

Ecografia Obstrétrica

Raios X
ENTRE EM CONTACTO

COM A NOSSA EQUIPA

DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE

bt chamada normal

Rua Eng. José Bioucas,R/c A-B

2200-397 Abrantes

FAÇA A SUA PRÉ-MARCAÇÃO:

(*)
Please let us know your name.

(*)
Please let us know your email address.

(*)
Please write a subject for your message.

(*)
Please let us know your message.