imagem tamanhogrande
Ecografia Ginecológica

A ecografia ou ultrassonografia ginecológica, realizada por médicos radiologistas e ginecologistas, é um exame complementar de diagnóstico que permite visualizar, com elevado detalhe anatómico, os órgãos pélvicos (útero, ovário e trompas, além das artérias e veias da região) e também para acompanhar o desenvolvimento da gestação. É um exame indolor, não tem contra-indicações, nem riscos, por não possuir qualquer tipo de radiação.

bt marcarexame normal

A preparação

Existem duas vias de abordagem complementares: supra-púbica e endovaginal. Apenas na primeira, a paciente deve ter a bexiga bem cheia de modo que a urina nela contida facilite a observação do útero e dos ovários. Na segunda é preferível que a bexiga esteja vazia.

Como é realizado?

Há duas técnicas para se observar os órgãos da pélvis: técnica supra-púbica (técnica em que a sonda é colocada sobre a pele do abdómen baixo) e transvaginal ou endovaginal (técnica em que se coloca a sonda dentro da vagina). Por vezes, para um contacto mais próximo com a região a examinar necessitará de um exame endovaginal ou endorectal. A introdução da sonda pode raramente ser responsável por uma indisposição transitória e sem gravidade. Para o exame transvaginal, será deitada numa maca especial e dobrará os joelhos para o médico introduzir a sonda na sua vagina.  Para o exame supra-púbico, o médico colocará um gel no seu abdómen para melhor deslizar a sonda. Durante o exame, poderá sentir um certo incomodo pela bexiga cheia, o que é natural para se obter boas imagens. Quando terminar o exame, poderá urinar.


Hotler 24

Ecografia Mamária

CTG

Colonoscopia Esquerda
ENTRE EM CONTACTO

COM A NOSSA EQUIPA

DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE

bt chamada normal

Rua Eng. José Bioucas,R/c A-B

2200-397 Abrantes

FAÇA A SUA PRÉ-MARCAÇÃO:

(*)
Please let us know your name.

(*)
Please let us know your email address.

(*)
Please write a subject for your message.

(*)
Please let us know your message.