imagem tamanhogrande
CTG

O exame CTG, é o exame de cardiotocografia. Trata-se de um exame complementar de diagnóstico não invasivo, que permite avaliar o bem estar do feto, permitindo gravar os batimentos cardíacos do mesmo, bem como as contrações uterinas durante a gestação.

bt marcarexame normal

A preparação

A alimentação necessita ser normal, inclusive, é aconselhável comer bastante no dia. Utilizar uma roupa que seja fácil de retirar também é indicado. Não é preciso fazer nenhum tipo de jejum, somente chegar com certa antecedência ao local combinado. De uma maneira geral a mulher pode continuar a rotina como de costume, no entanto, é sempre indicado conversar com o profissional para mais informações.

Como é realizado?

Com a grávida em posição semi-sentada e, de preferência, após uma refeição, colocam-se sobre a parede abdominal, os transdutores de registo da contractilidade uterina e o de ultra sons para registo da frequência cardíaca fetal. O registo é efectuado durante 20 minutos mas poderá ser interrompido logo que se verifiquem os critérios que demonstram uma boa vitalidade fetal. Este teste identifica fetos reactivos ou não reactivos e, nesta última situação, deve ser complementado com outros métodos de avaliação do bem-estar fetal, como a ecografia onde se avaliam parâmetros como os movimentos corporais, o tónus fetal, a presença de movimentos respiratórios e o volume de líquido amniótico.


Biópsias (Ginecologia-obstréctricia)

Mamografia

Urofluxometria

Ecografia do Aparelho Urinário