mamografia
Mamografia

A Mamografia é um exame que utiliza raios-X, em baixa dosagem, para avaliar o tecido mamário e permite a detecção de lesões com grande precocidade e precisão. É o melhor método de imagem para o diagnóstico de lesões palpáveis e impalpáveis da mama, recomendado como exame de rotina e rastreio com periodicidade em todas as mulheres a partir dos 40 anos, ou mesmo antes, se estiverem presentes factores de risco.

O equipamento de mamografia é usado exclusivamente para o exame radiológico do seio. Permite que só o seio seja comprimido. O mamógrafo possui um braço em C com a ampola que gera raios raios X numa extremidade e a cassete para obter a imagem no outro extremo.

bt marcarexame normal

A preparação

Não é necessária preparação especial para realizar mamografia contudo há alguns pontos importantes a ter em conta:

- Se ainda é menstruada e particularmente se sentir grande tensão mamária nos períodos menstruais, não faça a mamografia nesta fase mais dolorosa.

- Se estiver grávida não pode efectuar este exame. Fale ao médico de qualquer alteração que tenha notado na sua mama.

- Não deve utilizar cremes corporais, pós, nem desodorizantes antes da execução do exame.

Como é realizado?

Aconselha-se a realização da mamografia quando o seio se encontra menos sensível, menos tenso, ou seja, a seguir à menstruação (idealmente na 1ª semana). Contudo, a fase do ciclo não afecta a sensibilidade do exame. Este exame não é doloroso na grande maioria dos casos, uma vez que, mais não é do que proceder a uma radiografia simples da mama que consiste numa ligeira compressão mamária durante alguns segundos.


Biópsias (Gastrenterologia)

Exame Oftalmológico

Raios X

Ecodoppler (Imagiologia)
ENTRE EM CONTACTO

COM A NOSSA EQUIPA

DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE

bt chamada normal

Rua Eng. José Bioucas,R/c A-B

2200-397 Abrantes

FAÇA A SUA PRÉ-MARCAÇÃO:

(*)
Please let us know your name.

(*)
Please let us know your email address.

(*)
Please write a subject for your message.

(*)
Please let us know your message.